projetos


PQF

22.03.2013

Por:

PQF


PROGRAMA DE QUALIFICAÇÃO DE FORNECEDORES

 

Em face da necessidade de articulação, capacitação e desenvolvimento de empresas fornecedoras de bens e serviços industriais, para o aumento de sua competitividade é de grande importância a promoção de um ambiente favorável à proliferação de ações voltadas para o aumento da geração de negócios entre fornecedores e empresas-âncora (compradoras), com a finalidade de formação de alianças estratégicas. Devido a esses fatores, a Federação das Indústrias do Estado da Bahia (FIEB), através do Núcleo Regional do Instituto Euvaldo Lodi na Bahia (IEL/BA), e em parceria com o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE), estruturou o Programa de Qualificação de Fornecedores - PQF.

 

O objetivo do programa é avaliar, qualificar e certificar em critérios pré-estabelecidos pelas empresas-âncora tanto as empresas já fornecedoras como aquelas que possuem potencial para tal, procurando disseminar a cultura cooperativista entre as empresas participantes. Desta forma, as exigências das compradoras são gradualmente atendidas, o que contribui significativamente para o desenvolvimento dos negócios realizados.

 

Empresas fornecedoras locais, por motivos diversos, têm atendido apenas parcialmente a critérios exigidos pelo mercado, referentes a custos, padronização, qualidade, entregas no prazo e inovação. Por outro lado, devido a limitações de capacitação tecnológica e empresarial, a inserção significativa das micro e pequenas empresas nas cadeias produtivas têm encontrado obstáculos. É nesse cenário que o PQF atua como um fator decisivo na valorização dos fornecedores locais, aquecendo a economia regional e estimulando, conseqüentemente, o desenvolvimento das empresas baianas.

 

Das diversas turmas do PQF em execução na Bahia, destacamos o programa que vem sido desenvolvido desde 2010 com a Bahia Mineração - BAMIN, na qualificação de empresas nas regiões de Caetité e Ilhéus. Como parte da proposta do programa, será realizada em 2013 o II Ciclo do PQF PROCOMPI com empresas fornecedoras do segmento de mineração da região e contamos com a participação das fornecedoras das associadas AIBRUM. 

 

 

ü  BÁSICO: Treinamento + Consultoria (novas empresas e empresas do Ciclo I que obtiveram resultado abaixo de 50%)

ü  INTERMEDIÁRIO: Treinamento (Plano de Ação Empresarial) + Consultoria Customizada (empresas do Ciclo I que obtiveram certificação Topázio ou Rubi)

ü  AVANÇADO: Treinamento (opcional) + Consultoria em novas áreas (empresas do Ciclo I que obtiveram certificação Diamante)

 

Diagnóstico Empresarial 

As empresas serão avaliadas quanto ao desempenho de seus respectivos sistemas de gestão empresarial e desta forma à identificar oportunidades de melhoraria e eficiência estratégica e gerencial.

 

Avaliação de desempenho (T1)

As empresas serão avaliadas quanto ao desempenho de seus respectivos sistemas de gestão empresarial e desta forma à identificar oportunidades de melhoraria e eficiência estratégica e gerencial.  

 

Avaliação de desempenho (TFinal)

As empresas serão avaliadas quanto ao desempenho de seus respectivos sistemas de gestão empresarial e desta forma à identificar oportunidades de melhoraria e eficiência estratégica e gerencial. Em parceria com a ANVISA, avaliar o fluxo produtivo visando identificar pontos críticos de controle comprometedores da falta de uniformidade dos produtos e serviços.

 

MÓDULO 01

Tema: Tema: Gestão Ambiental – (Produção + Limpa)

            Carga horária / Treinamento: 12h

            Carga horária / Consultoria: 06h / empresa

            Metodologia: Curso de 12 horas / 3 Consultorias de 2 horas por empresa.

Curso de produção mais limpa, buscando reduzir os desperdícios e resíduos, contribuindo para que as empresas obtenham um desenvolvimento sustentável e mantendo-as compatíveis com a vigente Legislação Ambiental.

 

MÓDULO 02

Tema: Administração Financeira

           Carga horária / Treinamento: 12h

           Carga horária / Consultoria: 06h / empresa

           Metodologia: Curso de 12 horas / 3 Consultorias de 2 horas por empresa.

Capacitação em ambiente de sala de aula voltada ao desenvolvimento de competências profissionais para a gestão financeira e contábil de empresas.

 

MÓDULO 03

Tema: Administração Estratégica

           Carga horária / Treinamento: 12h

           Carga horária / Consultoria: 06h / empresa

           Metodologia: Curso de 12 horas / 3 Consultorias de 2 horas por empresa.

Capacitação de gestores em estratégia empresarial, fomentando o desenvolvimento do pensamento estratégico e apresentando as ferramentas utilizadas neste modelo de gestão.

  

MÓDULO 04

Tema: Administração da Produção

           Carga horária / Treinamento: 12h

           Carga horária / Consultoria: 06h / empresa

           Metodologia: Curso de 12 horas / 3 Consultorias de 2 horas por empresa.

Capacitação de gestores em gestão da produção, fomentando o aperfeiçoamento e monitoramento da produção das empresas do grupo.

 

MÓDULO 05

Tema: Sistema de Gestão Integrada

            Carga horária / Treinamento: 12h

            Metodologia: Curso de 12 horas

Esta ação tem como objetivo desenvolver e/ou melhorar o SGI das empresas do grupo.

 

Certificação das Empresas Destaque

        Essa atividade consiste em certificar as empresas que alcançaram os melhores resultados no projeto.

 

O Programa será desenvolvido em Brumado – BA.

Maiores informações no contato do site ou telefones:

 

IEL –               77-3425-6643

AIBRUM        77-9817-2900

77-9942-0575

 

 

 

 

 

 

Educando com a Música

25.10.2010

Por: AIBRUM

Educando com a Música

A educação musical na vida de uma criança é muito importante. Através da música a criança desperta a criatividade, aguça a sensibilidade individual, torna-se mais extrovertida e passa a comunicar-se com maior naturalidade com o mundo exterior.

A AIBRUM em parceria com a Banda Ciciliana, juntas, criou o projeto - Educando com a Música - onde as crianças poderão fazer cursos de piano, canto, violino, flauta transversal, harmonia, clarinete, percussão, guitarra, orgão e muitos outros.

Os cursos são repartidos por niveis basico, secundário/complementar e superior. As aulas seguem a vertente práctica e teórica. Os alunos se apresentarão em audições públicas e desfiles.

 

 

 

Criança no cinema

25.10.2010

Por: AIBRUM

Criança no cinema

Breve, A AIBRUM levará a crianças e jovens menos favorecidos da cidade de Brumado e Região a sessões de cinema gratuitas. Com foco em inclusão e voltado para o público infanto-juvenil, o objetivo é dar a oportunidade a crianças que não têm acesso à cultura de ter maior contato com a arte e o conhecimento por meio do lazer.

"Este é um projeto social muito importante, que proporciona inclusão para a população de baixa renda. E, por ser uma empresa de abrangência regional, a Aibrum vem ampliando a cada ano a presença do estímulo Cultural".

 

Projeto Criança Feliz

23.10.2010

Por: AIBRUM

Projeto Criança Feliz

O Projeto Criança Feliz é um movimento apoiado pela iniciativa privada, que tem como objetivo realizar palestras GRATUITAS de Qualidade de vida e de Responsabilidade socioambiental, dentro de um Projeto de Integração Família - Empresa, Escola - Comunidade, e conscientizar e prevenir as famílias sobre:

- A influência dos brinquedos perigosos, armas virtuais, algumas programações de TV e games que incentivam a violência, usados pelas crianças e adolescentes, e suas graves conseqüências;

- Conscientizar os pais e futuros pais sobre a importância da participação afetiva na vida dos filhos, através do diálogo e das reuniões familiares;

- Enfatizar o comprometimento dos participantes no ambiente de trabalho como extensão do seu lar, além da importância da qualificação, do trabalho em equipe, do relacionamento interpessoal e motivação na busca do equilíbrio profissional.

- Orientar e apresentar algumas alternativas corretas, como os brinquedos pedagógicos e didáticos, em substituição aos brinquedos que incentivam a violência, beneficiando a todos que participam da palestra.