AIBRUM - Associação das Indústrias de Brumado

Brumado é um município brasileiro do estado da Bahia conhecido como a capital do minério. A mineração é a maior fonte de riqueza da cidade, sendo o setor em que a maior parte da população se encontra empregada. Conta com ricas jazidas de magnesita e talco, existindo outros minerais tais como: vermiculita, dolomita, cristal de rocha e granitos dos mais variados, a região essa que possui a terceira maior mina de magnesita no mundo na região da Vila Pedra Preta, além de possuir algumas cerâmicas as margens do Rio do Antônio que corta a cidade.

Estas riquezas minerais trouxeram várias indústrias de mineração para o município e com elas outras empresas de suporte nasceram.

Com o objetivo de fortalecer as indústrias locais, em 26 de maio de 1997, as Empresas Magnesita Refratários S.A, Xilolite S.A, Ibar Nordeste S.A, Cimpor Cimento do Brasil Ltda e Metalúrgica Santa Rita uniram-se e fundaram a AIBRUM - Associação das Indústrias de Brumado e Microrregião.

Atualmente, além das fundadoras a AIBRUM é composta por Refeições Industriais Cuca Ltda., Central das Soldas, Souza Ramos Empreendimentos, Amil Montagens, Sicoob Sudoeste, EPCL (Empreendimentos Projetos e Construções LTDA) e VIX LOGISTICA.

A AIBRUM tem como objetivos expandir as indústrias no município, promover cursos e workshops nas áreas de atuação das indústrias, unirem-se para alcançar a expansão das empresas associadas e a expansão da economia local, criando mais oportunidades de emprego e negócio.

Além de buscar os interesses da classe, a AIBRUM, tem como meta contribui para o crescimento social de Brumado, incentivando e investindo em cursos de formação profissional, projetos e eventos sociais.

Entre os cursos oferecidos pela AIBRUM temos o de Almoxarife, Operação de Guindaste e de MOPP (Movimento de Produtos Perigosos), que têm como finalidade preparar o colaborador para atuar nessas áreas que em nossa região estão carentes de mão de obra preparada e qualificada.

Os Projetos Sociais apoiados pela AIBRUM são: Criança no cinema, Educando com a música, Criança Feliz e o ABRACADABRA. Projetos que são voltados para a valorização das crianças na região, colaborando para que estas tenham seu tempo livre em atividades que o façam tornar adultos saudáveis, longe da droga e da marginalidade.

A ABRUM tem apoiado o programa PROCOMPI- Programa de Apoio à Competitividade das Micros e Pequenas Indústrias- em parceria com o IEL (Instituto Euvaldo Lodi) na cidade de Brumado. O objetivo do programa é avaliar, qualificar e certificar as empresas participantes do programa que tem objetivos de fornecer segurança e qualidade para os seus clientes e colaboradores.